BMP (Bitmap)
É, sem qualquer dúvida, o formato de ficheiros de imagem mais popular. Este é bastante comum, em grande parte, devido ao programa Paint. Ainda não possui qualquer tipo de algoritmo de compressão.
GIF (Graphics Interchange Format)
É um formato de compressão sem perdas, o que significa que quando o seu tamanho de origem é modificado, não perde qualidade. Devido ao reduzido espaço que ocupa no computador, é ideal para usar em páginas de Internet. Suporta no máximo 256 cores, que correspondem a 8 bits, sendo lido pelos mais variados programas. Possui com características, por exemplo, a transparência, animação e entrelaçamento.
|
Fig.1 - Exemplo de um GIF. |
JPEG (Joint Photographic Experts Group)
É dos formatos mais populares para compressão de ficheiros, sendo esta com perdas, o que implica a perda de qualidade e de informação. A sua compressão baseia-se na eliminação de informações redundantes ou irrelevantes.
PDF (Portable Document Format)
Criado com o programa Adobe Acrobat, é muito usado para converter e comprimir bastante qualquer documento de texto ou de imagens, quando é necessário enviar esta informação para outros computadores, para leitura.
PNG (Portable Network Graphics)
É mais um dos formatos de compressão sem perdas, que substitui o formato GIF, suportando uma profundidade de cor até 48 bits. Apesar disso, não suporta animação.
TIFF (Tagged Image File Format)
É o último formato sem compressão que aqui temos.É sem dúvida o maior formato em termos de tamanho e aquele com melhor qualidade. É ideal para o tratamento da imagem antes de esta ser convertida para outro formato.
Webgrafia:
Conteúdo:
- Apontamentos da Professora
Imagem: