sábado, 21 de novembro de 2015

Compressão de dados

A Compressão de Dados tem como objetivo reduzir a redundância dos dados, de forma a armazenar ou a transmitir esses mesmos dados de forma eficiente.
Fig. 1 - Explicação Simplificada da Compressão De Dados
Há dois tipos de compressão de dados:

  • Compressão de Dados Sem Perdas - quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem, ou seja, quando o arquivo digital reconstruído coincide com o arquivo original. Alguns formatos de ficheiros deste tipo são o PNG, JPEG 2000, TIFF, ou ainda, o GIF.
Fig. 2 - Imagem Original vs Imagem comprimida do tipo TIFF

  • Compressão de Dados Com Perdas - quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original. Alguns formatos de ficheiros deste tipo são o Fractal compression, Wavelet compression, JPEG ou o BMP.
Fig. 3 - Imagem Original vs Imagens Comprimidas do Tipo JPEG

Fig. 4 - Compressões Sem Perdas vs Compressões Com Perdas

Webgrafia

Conteúdos:

1 comentário:

  1. Olá João e João,
    Apenas vos queria agradecer pelo vosso trabalho no blogue. Eu sou de uma escola do Alentejo e tenho utilizado muita da vossa informação no meu blogue e ando a ter excelentes resultados na disciplina. Estudei para o meu teste pelos vossos artigos e consegui uma nota excelente no meu teste. E como eu, são dezenas de alunos na minha escola. Adoramo-vos!!! Continuem pessoal!

    ResponderEliminar