domingo, 15 de novembro de 2015

Cor

Conceito

A Cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais, sendo posteriormente interpretada no cérebro. Trata-se de um fenómeno físico-químico em que cada cor depende do comprimento de onda.
Os corpos iluminados absorvem parte das ondas electromagnéticas e reflectem as restantes. Essas ondas reflectidas são captadas pelo olho e, dependendo do comprimento de onda, são interpretadas pelo cérebro. Em condições de pouca luz, o ser humano apenas consegue ver a preto e branco.
Fig.1 - Cores

Como é feita a interpretação das cores pelo cérebro humano?

Explicando de uma forma simplificada, a cor de cada objeto é determinada pelas frequências que os materiais desse objeto refletem. Assim, um objeto terá determinada cor se não absorver (ou seja, se refletir) justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor. Por exemplo, se nós virmos um objeto vermelho isso quererá dizer que esse objeto absorve todas as cores, menos a cor vermelha, que ao não ser absorvida, é refletida. Essa cor vai ser refletida para os nossos olhos (mais especificamente, para células especializadas da retina) que irão transmitir esse estímulo para o nosso cérebro que, depois de interpretar esse estímulo, nos dirá finalmente que aquele objeto é vermelho.
Assim, a visão poderá ser escotópica ou fotópica, consoante as condições em que o precesso se efetuar.

Fig. 2 - Eficácia dos dois tipos de visão em função da luminosidade e dos comprimentos de onda


A Visão Escotópica (Noturna) capta baixos níveis de luminosidade e não é sensível ao comprimento de onda, não detetando a cor. Este tipo de visão é utilizado durante a noite (ou em ambientes escuros), onde o olho passa a ser mais sensível ao azul. Nesta visão, são os bastonetes (células do olho humano) que desempenham o principal papel, pois estes são sensíveis a fatores como a luminosidade (importante na visão noturna), mas não distinguem as cores.
A Visão Fotópica (Diurna) é o termo cientifico que se dá à visualização das cores por parte do olho humano, durante o dia e em condições normais de luminosidade. Este tipo de visão só funciona para elevados níveis de luminosidade e é sensível ao comprimento de onda (sensível à cor). Neste tipo de visão são utilizados os cones existentes na retina, dado que os cones são sensíveis aos diferentes comprimentos de onda, ao contrário dos bastonetes

Sem comentários:

Enviar um comentário