sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Fontes Tipográficas

Fonte tipográfica é um padrão ou variedade de caracteres que correspondem a letras, símbolos ou números, todos com igual desenho ou características e até, por vezes, com igual tamanho. As tais fontes são armazenadas em certos ficheiros, onde são caracterizados os atributos dos caracteres. 
As fontes podem ainda ser identificadas pelo nome e organizadas em famílias. Nas famílias mais importantes encontram-se a Helvética e a Times. O que as distingue é a presença de serifa (possuem prolongamentos na extremidade das letras) na primeira e a ausência desta na segunda.

Podem-se distinguir 2 tipos de fontes:
  • Fonte Bitmapped: São guardadas tal como uma matiz de pixéis e, devido a isto, ao serem aumentadas perdem alguma qualidade. São desenhadas com uma certa resolução e tamanho para um determinada impressora específica, e por isso não podem ser escaladas. Atualmente, há 5 fontes bitmapped que são Courier, MS Serif, MS Sans Serif, Small e Symbol.

Fig. 1 -  Exemplo de Fonte Bitmapped.

  • Fonte Escalada: São definidas por equações matemáticas e podem ser interpretadas para qualquer tamanho. Apenas contêm informação para a construção dos contornos através de linhas, sendo depois preenchidas. Assim, podem ser ampliadas sem perder qualidade. Alguns exemplos de fontes escaladas poderão ser Type 1, TrueType e OpenType.


Fig. 2 - Exemplo de Fonte Escalada


Webgrafia:

Imagens:


Conteúdos:

Sem comentários:

Enviar um comentário