Fonte tipográfica é um padrão ou variedade de caracteres que correspondem a letras, símbolos ou números, todos com igual desenho ou características e até, por vezes, com igual tamanho. As tais fontes são armazenadas em certos ficheiros, onde são caracterizados os atributos dos caracteres.
As fontes podem ainda ser identificadas pelo nome e organizadas em famílias. Nas famílias mais importantes encontram-se a Helvética e a Times. O que as distingue é a presença de serifa (possuem prolongamentos na extremidade das letras) na primeira e a ausência desta na segunda.
Podem-se distinguir 2 tipos de fontes:
- Fonte Bitmapped: São guardadas tal como uma matiz de pixéis e, devido a isto, ao serem aumentadas perdem alguma qualidade. São desenhadas com uma certa resolução e tamanho para um determinada impressora específica, e por isso não podem ser escaladas. Atualmente, há 5 fontes bitmapped que são Courier, MS Serif, MS Sans Serif, Small e Symbol.
Fig. 1 - Exemplo de Fonte Bitmapped. |
- Fonte Escalada: São definidas por equações matemáticas e podem ser interpretadas para qualquer tamanho. Apenas contêm informação para a construção dos contornos através de linhas, sendo depois preenchidas. Assim, podem ser ampliadas sem perder qualidade. Alguns exemplos de fontes escaladas poderão ser Type 1, TrueType e OpenType.
Fig. 2 - Exemplo de Fonte Escalada |
Webgrafia:
Imagens:
- https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3oejAI3ajwlPk078UE0EqHW1pm618YaOzwoUPZdXBTVMGSk1iBxQbkd6qZYBaGpzYYQCKnI-t9MFajpRl4HK7Yb1zTUgF9omncJyiO2kJ_wFk67MuHIJkfWgASxFH8YQj7VAtuBXGgxk/s1600/timesnewroman.gif
- https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2DC3oScN2-yrLHD30XMdpLoXJ-qqvAmjYiG8b96784-Y4G1whE6Mcyx1abJDcUprPeA4Vk3pFHAB5_KxKvGG1ZFZgwZs7CjvCu8JPLsZj2CgWZH8PWFofTOQXCwR-ygqYSBbsOT_ImZs/s1600/font-example-A-bitmap-lg.gif
Conteúdos:
Sem comentários:
Enviar um comentário